viernes, 8 de enero de 2016

UM DIA TOPAREI COMIGO (Paula Fabrio)

"Diz o lugar-comum que ler é viajar. No entanto, pouco o quase nada se diz do contrário: viajar é ler."

"... Seria um desperdício irrecuperável da vida cair no sono. Deveriamos sair, conhecer outros lugares."

"Porque viver é sublime, quando não estamos pensando tanto."

"Velhinhos morrem para que pessoas de meia-idade possam ocupar seus lugares. -Um drinque andaluz nos esperava, cor-de-rosa, inocente. Com ele, a vertigem. Quais seriam as chances de namorar a três?."

"Aquela sería a última viagem. Dona Helena estava convencida. Os últimos setecentos quilômetros a dois, na estrada, ouvindo estações perdidas no radinho do polara."

"...descobriu que felicidade se inventa."

"A banheira rosa do hotel em Barcelona era limitada em aventuras , e pela primeira vez conjecturei a tese de sempre ter viajado sem querer me mover, sem sair do lugar, com os pés fincados no conforto das minhas certezas;..."

"Àquela época, dona Helena já tinha um fogo de vida e arriscava imaginar que namoraria inúmeros rapazes, com gostos variados, médicos, desenhistas, circense, esportistas. Mas o consentimento dos pais assomou-lhe ao espírito como um cortar de asas. Porém, logo lhe nasceram outras: quando seu Odair passou a frequentar a casa, descobriu que felicidade se inventa."

"Mas o carnaval ficaria para trás.  carnaval não gosta de livros. E a literatura não gosta dele ou lhe tem inveja. Por conta desse desgosto, os livros escarnecem de nossa alegria: a porta-estandarte morre, o poeta se desencanta e mães adoecem para desfazer fantasias infantis. De repente, já não é mais carnaval."

"Não havia o que fazer nas próximas horas, dias, e também não importavam os ponteiros do relógio. Eles marcam a duração da alegria e só. Até mesmo o túnel do tempo não seria vantagem, caso não saibamos tim-tim por tim-tim o que fazer da vida."

"...corpinho de passeio, não aguenta o pesado."

"Aborrecem-me pessoas como seu Ramires mudam de país mas não se mexem para conhecer qualquer pedaço de terra que esteja a um raio de dois quilómetros. Para esses indivíduos, o mundo não existe."

"Olhos como os meus ,que nunca viram a guerra. E as mãos, é possível prever, elas permanecerão distantes da esteira da fabrica. Por vezes, a simples capa de chuva de um menino pode dizer muito sobre ele."

"O tempo é tão longo quando temos de explicá-lo. Inverossímil e ligeiro, enquanto respiramos."

"Há pouco eu disse que as lembranças se transformam ,com o passar do tempo, em suposições e mentiras."

No hay comentarios:

Publicar un comentario