domingo, 20 de marzo de 2016

O CADERNO DE MAYA (Isabel Allende)


"Em geral, minha avó desconfia dos profissionais que ganham por hora, já que resultados rápidos não lhes convêm. Mas abre uma exceção para os psiquiatras, porque um deles a salvou da depressão e das armadilhas da magia, quando deu para se comunicar com os mortos."

"-Segundo minha Nini, Chiloé é magico -- comentei.
-O mundo todo é magico, Maya -- respondeu."

"Ela acha que as viagens de avião na são convenientes porque a alma viaja mais devagar que o corpo, se atrasa e, às vezes ,se perde pelo caminho;"

"Tinha me dado conta de que na escrita a felicidade não serve para nada -- se sofrimento não há história -- e saboreava em segredo o apelido de órfã, porque os únicos órfãos no meu radar eram os dos cotos clássicos ,todos muito infelizes."

"-Vamos Popo, jure que nunca vai morrer -- eu exigia, pelo menos, uma vez por semana.
A resposta dele era invariável:
-Juro que sempre estarei com você."

"Segundo  meu Popo, o sistema educativo oficial atrapalha o desenvolvimento do intelecto; é preciso respeitar os professores, mas não lhes dar importância demais. Dizia que Da Vinci, Galileu, Einstein e Darwin, para mencionar apenas quatro gênios da cultura ocidental, já que há muitos outros como os filósofos e matemáticos árabes Avicena e al-Khwarizmi -- questionaram o conhecimento de sua época. Se tivessem aceitado as baboseiras que os adultos lhes ensinavam, não teriam inventado nem descoberto nada."

"Explicava-me que o Sol é uma estrela pequena entre cem milhões de estrelas na Via Láctea e que certamente havia milhões de outros universos alem do que podemos perceber agora.
-Nesse caso, Popo, somos menos do que um suspiro de piolho -- era a minha conclusão lógica.
-Não acha fantástico, Maya, que nós, estes suspiros de piolhos, possamos ter uma noção do prodígio do universo? Um astrônomo precisa mais de imaginação poética que de bom-senso, porque a magnífica complexidade do universo não pode ser medida nem explicada, mas apenas intuída."

"Tratava minha Nini, que não é nada dócil, com o mesmo método de treinar cães farejadores de bombas: afeto e firmeza, castigo e recompensa. Com afeto a fez saber que gostava dela e estava à sua disposição, com firmeza a impediu de entrar pela janela de sua casa para inspecionar a limpeza ou dar doces escondidos para a neta."

"Prometa uma coisa, Maya: que sempre vai amar a si mesma como eu amo você --  me repetia."

"O que a gente ganha lutando com a morte, Nidia, se, mais cedo ou mais tarde, ela sempre ganha?"

"Abraçada à urna com as cinzas do marido, disse-me que o coracao quebra como um copo, às vezes trincando de modo silencioso e outras explodindo em caos."

"Segundo a minha Nini, o que uma mulher tem de mais sexy são os quadris, porque indicam sua capacidade reprodutiva e um homem são os braços, porque indicam sua capacidade para o trabalho."

"... seu pai sofreu uma taquicardia alarmante, provocada pelo Concurso de Bumbum nas praias. Blanca diz que o Millalobo só está vivo por achar o cementério muito chato."

"Para evitar problemas, era muito importante parecer normal, embora a definição de normalidade fosse incerta. Se comia muito, padecia de ansiedade, se comia pouco, era anoréxica; se preferia a solidão, era depressiva, mas qualquer amizade levantava suspeita; se não participava de uma atividade estava sabotando; se participava muito, queria chamar a atenção. "Pau porque rema, pau porque não rema", esse é outro ditado da minha Nini."

"Não é indispensável me bater no peito, de joelhos, nem pagar meus erros com lágrimas e sangue. Segundo dizia meu Popo, a vida é uma tapeçaria que a gente tece dia após dia com fios de muitas cores, uns grossos e escuros, outros finos e luminosos."

"O aneurisma equivale a uma sentença de morte. Isso o tornou desprendido, mas nao indiferente. Manuel aproveita bem o seu tempo, gringuinha. Vive no presente, hora a hora, e está muito mais reconciliado com a ideia de morte do que eu, que também ando com uma bomba-relógio dentro de mim."

"Havia me proibido de ter relações com outros homens por questão de segurança. Dizia que a língua se solta na cama."

"As drogas eram apenas uma diversão para os turistas que iam a Las Vegas por um fim de semana para escapar do tédio e tentar a sorte nos cassinos, mas eram o único consolo para prostitutas, vagabundos, mendigos, ladrões, membros de gangues e outros infelizes que circulavam no edifício de Leeman, dispostos a vender o último resquício de humanidade por uma dose."

"Sou muito prática, Maya. Se se trata de curar uma verruga, vou ao dermatologista, mas, por via das dúvidas, amarro um cabelo no mindinho e urino atrás de um carvalho."

"Gosto da chuva, inspira recolhimento e amizade, mas em pleno sol se aprecia melhor a beleza destas ilhas e canais."

"Antes de morrer de amor, Maya, seria melhor investigar se esse jovem também sofre do mesmo mal ou se pensa em continuar sua viagem e deixar você a ver navios."

"Agora entendo por que os amantes nas óperas e na literatura, diante da eventualidade de uma separação, se suicidam ou morrem de tristeza. Há grandeza na dignidade na tragédia, por isso e fonte de inspiração, mas não quero tragédia, por imortal que seja; quero uma felicidade sem agitação, íntima e muito discreta, para não provocar os ciúmes dos deuses, sempre tão vingativos."

"Meu Popo dizia que o amor nos torna bons. Não importa quem amemos, também não importa se somos correspondidos ou se a relação é duradoura. Basta a experiência de amar, isso nos transforma."

"Sobre beijos deve haver manais ,beijos de pica-pau, de peixe, uma variedade infinita. A língua é uma cobra atrevida e indiscreta, e não me refiro às coisas que diz. O coracao e o pênis são os meus favoritos: indômitos, transparentes em suas intenções, cândidos e vulneráveis, não se deve abusar deles."

"Alguns deixavam umas moedas, as ninguém flava comigo; a pobreza de hoje é como a lepra de antigamente: repugna e dá medo."

"Isso não tem perdão. Sem decência, a gente se desarma, perde a humanidade, a alma."

"... a metade dos problemas do mundo se solucionaria se cada um de nós tivesse um Popo incondicional, em vez de um superego exigente, porque as melhores virtudes florescem com o carinho."

"... me preveniu contra a imprudência de me apaixonar por um desconhecido que vive tão longe. Que outro conselho poderia me dar? Ele é assim: não corre riscos sentimentais, prefere a solidão da sua toca, onde se sente seguro."

"...viemos ao mundo com certas cartas na mão e fazemos a nossa aposta; com cartas similares uma pessoa pode afundar e outra se superar."

"Eu tinha me proposto a não olhar o relógio de navio na parede, que engolia depressa o tempo que me restava com ele."

"As vezes, a mente bloqueia os traumas graves demais como defesa contra a loucura ou a depressão."

"Por causa dela, conheci o Chile antes de pisar nele; falava-me de suas abruptas montanhas nevadas, de vulcões adormecidos que às vezes despertam com uma sacudida apocalíptica, da longa costa do Pacífico com suas ondas encrespadas e eu colarinho de espuma, do deserto do norte, seco como a lua, que, às vezes, floresce como uma pintura de Monet, das matas frias, dos lagos límpidos, dos rios fecundos e das geleiras azuis."

"... a chuva do inverno, que no começo me parecia poética, acabou se tornando insuportável."

"É melhor pedir perdão do que pedir permissão. Me perdoa?."

"...lá conseguiu trabalho em sua área e pôde escrever dois livros, enquanto se aturdia com álcool e aventuras fugazes que só acentuaram sua solidão abissal."

"...tomei um banho demorado que acabou com a água da caixa, lavei minha tristeza com sabonete e depois me sentei ao sol no terraço para devorar as torradas com geleia de tomate que Manuel preparou -- elas tiveram a virtude de me devolver a sensatez."

"Claro que pode viver sem ele. Esse jovem foi a chave que abriu o seu coração. O vício do amor não vai arruinar a sua saúde nem a sua vida, como o crack ou a vodca, mas você deve aprender a distinguir entre o objeto amoroso, neste caso Daniel, e a excitação de ter o coração aberto."

"A gente esquece os amantes num piscar de olhos."

No hay comentarios:

Publicar un comentario